segunda-feira, 14 de maio de 2012

Comunidade Leitora - As Pedagogias Institucionais

Texto elaborado por Olga Maria Busse de Alvarenga - Psicóloga Educacional
As Pedagogias Institucionais
(Jacques Ardoino e René Lourau)
 Editora Rima, 2003

Compreender as Pedagogias Institucionais implica conhecer e atuar no “invisível”, ou seja, em todos os processos e efeitos que emergem no contexto institucional, mas permanecem como latentes.    É uma forma inovadora que luta contra a alienação mental/social existente nos diversos tipos de organização, utilizando como principal metodologia a comunicação, a livre circulação da palavra.

“Os comportamentos e o estilo das relações dependem da qualidade e do número de trocas. É necessário instaurar novas relações e pô-las em ação pela pesquisa prática de novos papéis, novos estatutos, novas regras de vida.” (ARDOINO, LOURAU – p. 10).

Estudiosos ressaltam a importância da escola,  sendo que o discurso escolar é apontado como o eco do conjunto das instituições sociais. A presença do professor e sua autoridade demagoga é criticada (“a essência de toda tirania reside em feroz recusa da compexidade”, J. Burckhardt), bem como a ênfase aos aspectos funcionais e utilitários da instituição, em detrimento de suas funções simbólicas.
O sujeito não deve, de acordo com esta perspectiva, assumir meramente o papel como um ator – co-produtor de sentido - de sua própria história, mas o tríptico agente-ator-autor. O efeito específico das Pedagogias Institucionais reside na mudança qualitativa do olhar do que educador e educando podem dirigir a suas condições (de trabalho, de cidadania, de existência), a partir de ações de sensibilização e de conscientização que contribuem para o desenvolvimento do espírito crítico.  Sublinha-se que a visão macrossocial é abordada no livro, sendo percebida como essencial para a aplicação desta nova prática institucional.
O livro ainda conta com quatorze textos escolhidos pelos autores, referentes às teorias e práticas desenvolvidos por diversos pesquisadores (Daumezon, Lapassade, Guattari, etc.) a respeito do tema principal, que dá nome ao livro.
De modo geral, a presente obra propicia ao leitor um importante momento de reflexão, principalmente ao educador, o qual se espera que reveja seu posicionamento, metodologia utilizada no processo de ensino/aprendizagem, fomentando uma constante busca de novos meios de atuar no contexto educacional. 

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