Texto elaborado por Olga Maria Busse de Alvarenga - Psicóloga
Educacional
As Pedagogias Institucionais
(Jacques Ardoino e
René Lourau)
Editora Rima, 2003
Editora Rima, 2003
Compreender as Pedagogias
Institucionais implica conhecer e atuar no “invisível”, ou seja, em todos os
processos e efeitos que emergem no contexto institucional, mas permanecem como
latentes. É uma forma inovadora que
luta contra a alienação mental/social existente nos diversos tipos de
organização, utilizando como principal metodologia a comunicação, a livre
circulação da palavra.
“Os comportamentos e o estilo das relações dependem da qualidade e do
número de trocas. É necessário instaurar novas relações e pô-las em ação pela
pesquisa prática de novos papéis, novos estatutos, novas regras de vida.”
(ARDOINO, LOURAU – p. 10).
Estudiosos ressaltam a
importância da escola, sendo que o
discurso escolar é apontado como o eco do conjunto das instituições sociais. A
presença do professor e sua autoridade demagoga é criticada (“a essência de
toda tirania reside em feroz recusa da compexidade”, J. Burckhardt), bem como a
ênfase aos aspectos funcionais e utilitários da instituição, em detrimento de
suas funções simbólicas.
O
sujeito não deve, de acordo com
esta perspectiva, assumir meramente o papel como um ator – co-produtor
de
sentido - de sua própria história, mas o tríptico agente-ator-autor. O
efeito
específico das Pedagogias Institucionais reside na mudança qualitativa
do olhar
do que educador e educando podem dirigir a suas condições (de trabalho,
de
cidadania, de existência), a partir de ações de sensibilização e de
conscientização que contribuem para o desenvolvimento do espírito
crítico. Sublinha-se que a visão macrossocial é abordada no livro,
sendo percebida como essencial para a aplicação desta nova prática
institucional.
O livro ainda conta com quatorze textos
escolhidos pelos autores, referentes às teorias e práticas desenvolvidos por
diversos pesquisadores (Daumezon, Lapassade, Guattari, etc.) a respeito do tema
principal, que dá nome ao livro.
De
modo geral, a presente obra propicia ao leitor um importante momento de
reflexão, principalmente ao educador, o qual se espera que reveja seu posicionamento, metodologia utilizada no processo de
ensino/aprendizagem, fomentando uma constante busca de novos meios de
atuar no contexto educacional.
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